História em quadrinhos (HQ) é uma narrativa visual que, normalmente, expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando somente imagem ou associando palavra e imagem. Também, utiliza elementos comunicacionais específicos que identificam a linguagem:

Requadro

É o elemento determinativo das margens de uma vinheta. Pode ser composta por uma moldura, uma linha demarcatória ou uma borda. Tem como principal função distinguir os diferentes momentos da ação representados na História em Quadrinhos, logo, também agrega a representação do tempo.

gnero-textual-histrias-em-quadrinhos-3-638

Desenho ou Vinheta

Pode representar o ambiente, ações e personagens. De modo que estas representações gerem imagens eficazes para o entendimento da mensagem. Cada vinheta é constituída da relação dos elementos visuais com os elementos verbais.

gnero-textual-histrias-em-quadrinhos-4-638

Linhas Cinéticas

Constitui o elemento comunicativo que ajuda no reconhecimento visual dos objetos representados. As linhas podem representar elas mesmo, um objeto ou o contorno do objeto; pode criar um relevo ou superfície, dar ideia de luminosidade, além de representar ações concretas e movimentos.

89

Balão

O balão vai indicar a verbalização dos personagens. Ele possui variadas formas, cada uma com significações distintas:

  • O rabicho aponta para o personagem que está falando;
  • Quando o rabicho é representado por bolinhas, indica que o personagem está pensando;
  • O balão pontilhado indica que o personagem está cochichando;
  • O balão trêmulo indica o temor do personagem durante sua fala;
  • O balão splash indica a raiva e alteração de voz do personagem.

g

Recordatório

É a caixa de texto inserido na vinheta que tem como principal função recordar ao leitor os fatos narrados na HQ anterior. Também funciona para indicar a simultaneidade dos acontecimentos da narrativa, a passagem de tempo ou o deslocamento do espaço.

Onomatopeias

São palavras que indicam sons ambientais, ruídos, urros e interjeições humanas. Nas HQ, adquirem o status de símbolos gráficos, complementando e reiterando as ações descritas na narrativa.

gnero-textual-histrias-em-quadrinhos-11-638

Metáforas visuais

Ocorrem quando uma imagem se associa a um conceito diferente de seu significado original.

m

Cor

A colorização da HQ não se restringe somente aos aspectos estéticos. Ela pode refinar a representação ambiental, dos personagens e movimentos, das emoções dos personagens. Também, sua significação poderá variar de acordo com cada cultura.

sadasda

As histórias em quadrinhos podem ou não ter humor como efeito de sentido, e podem ser definidas como arte sequencial, pois são desenhos em sequência que narram uma história.

Disponível <http://erida-souza.blogspot.com.br/2010/12/o-genero-textual-historia-em-quadrinho.html&gt; acessado em 12/08/2015 ás 15:09 min.

Coloquem suas dúvidas nos comentários para que possamos ajudá-los.

Até a próxima!